segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Raul de Souza - Sweet Lucy + Colors




Raul de Souza começou a tocar trombone aos 16 anos, na banda da Fábrica de Tecidos de Bangu. Trabalhou em gafieiras cariocas, adotando, por sugestão de Ary Barroso, o nome artístico Raulito, depois adaptado para Raulzinho e finalmente para Raul de Souza. Em 1957, fez sua primeira gravação, ao lado da Turma da Gafieira, que reunia músicos como Baden Powell, Edison Machado e Sivuca. Integrou o grupo Bossa Rio, de Sérgio Mendes, com o qual gravou, em 1963, o LP “Você ainda não ouviu nada” e excursionou pelos Estados Unidos e Europa.

Em 1965, gravou seu primeiro disco solo, "À vontade mesmo". Ainda na década de 1960, fez parte do conjunto A Turma da Pilantragem, com o qual lançou dois discos. Em 1969, mudou-se para o México. Nessa época, foi convidado para participar de uma turnê de shows com Airto Moreira e Flora Purim. Em seguida, mudou-se para Boston, onde estudou na Berklee Music College.

Mais tarde, transferiu-se para Los Angeles, onde gravou o disco "Colors", em 1975, produzido por Airto Moreira. Constam do repertório do disco sua composição “Water buffalo”, além de “Nanã” (Moacir Santos e Mário Telles), “Canto de Ossanha” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Dr. Honoris Causa” (Joe Zawinul), “Festival” (Jack DeJohnette), “Crystal silence” (Chick Corea) e “Chants to burn” (Barry Finnerty).

Em 1977, lançou o LP “Sweet Lucy”, registrando a faixa-título e “Wires”, ambas de George Duke, “Banana Tree” (João Donato), “A song of love” (L. L. Smith) e “New love (Canção do nosso amor)” (Castles, Silveira e Medeiros), além de “Wild and shy”, “At will” e “Bottom heat”, todas de sua autoria. O disco foi produzido por George Duke. Airto Moreira toca percussão em algumas faixas deste disco.

Na década de 1980, começou a tocar também sax tenor e sax alto. Considerado pela crítica internacional (“Down Beat”, “New York Jazz Magazine” e outras publicações) um dos maiores trombonistas do mundo, é inventor do “souzabone”, trombone elétrico com quatro válvulas, uma das quais cromática, afinado em dó.

Sonzera Fina de hoje oferece dois discos inteiros do mestre: Sweet Lucy e Colors. Swinguera da pesada!

Baixe aqui:

http://www.badongo.com/file/5666309

Outros discos do Raulito:

1978: “Don’t ask me neighbours”
1979: “Till tomorrow comes”
1986: “Viva volta”
2006: CD "Jazzmim"

Nenhum comentário: